top of page

Controle o Stress através da Meditação

Olá, Como vai você?

A partir de agora , semanalmente vou abordar com você alguns temas relevantes com a proposta de trazer temas sobre o bem estar, e que possa proporcionar mais conhecimento acerca das ciências que nos permitem uma análise sobre como podemos ter mais poder sobre as circunstâncias e transformá-las no que almejamos.

Hoje gostaria de falar sobre a Meditação, e como ela pode te ajudar a se libertar da ansiedade e do medo.

A meditação ao qual me refiro aqui é a busca interior da referência pessoal, do que se é, de onde se está e isso se traduz de forma prática como um estado mental de paz, onde eu apenas observo o que acontece, sem julgamento, e se há demanda para que alguma ação seja tomada de minha parte, posso fazê-lo focando em um resultado almejado sobre determinada situação.

Falando do corpo físico, qualquer alteração no ambiente pode ser estressora, e dependendo da carga de stress, gera um movimento fisiológico que pode nos levar ao alívio, ganho de energia ou esgotamento, e embora não tenhamos controle sobre como o corpo lida com as emoções, a meditação nos permite controlar como agimos ou julgamos nossas emoções, como forma de impactar cada vez menos nossa subjetividade.

De forma simples, você pode simplesmente desligar-se da internet por alguns minutos do dia, e simplesmente não fazer nada, deixar a mente divagar, seja buscando algo contemplativo pra fazer como uma caminhada ou mexer no jardim, esses minutos poderão fazer total diferença no seu dia, e conforme isso se torna um hábito, há um ganho a longo prazo.

Pense na última vez que algo te estressou, certamente talvez aquilo ainda passeia pela sua mente, como se ainda estivesse ali para lembrar tal fato e consumir sua energia, que poderia ser aplicada afim de evitar esse elemento estressor ou simplesmente aprender com tal fato. E, perceba que quem está no controle disso, é apenas você.

A meditação permite que você retome o controle do seu pensamento, através da autossugestão, onde se pode escolher deliberadamente o que pensar, o que sentir, o que focar neste momento. E embora, hajam alguns tipos de meditação que exigem o uso de aparatos ou um local específico, lembre-se que o exercício não depende de nada fora de você, e sim um chamado interno, portanto, pode ser feito aonde quer que você esteja, com o intuito de abrir um intervalo entre as atividades do seu dia, e buscar a observação do que se passa dentro de você, seja concentrando em sua respiração ou refletindo sobre grandes questões que são importantes para você, como mudanças que você quer fazer ou planejando a sua próxima viagem.

Quanto menos você se deixar levar impulsivamente pelos fatos ou acontecimentos, menos eles afetarão seu corpo e sua mente. Conforme disse antes, qualquer emoção ou pensamento afeta o equilíbrio de nosso corpo e seus sistemas, que muitas vezes sobrecarregado, desencadeiam em doenças como uma forma de impedir que os mesmos processos internos continuem ocorrendo, portanto, se hoje você tem alguma doença, reflita, como está o seu comportamento diante do que acontece com você, há resistências, desequilíbrios, incômodos? Aceite essa situação como um feedback que você mesmo se dá e busque novas formas de lidar, talvez neste momento você não possa encontrar a solução perfeita, mas com certeza você pode começar por si a praticar a meditação, através de aplicativos, cursos, vídeos ou mesmo a minha proposta, de deliberadamente, desligar a internet, tv, rádio, e ficar com você mesmo, no silêncio da alma, onde todos os sentidos que usamos para captar as informações externas, viramos estes para dentro, e podemos ser surpreendidos com o que podemos descobrir.

Gostaria de ouvir seus comentários sobre o que eu escrevi, se puder me responder este mail, ficarei muito agradecida,

Um grande abraço e uma excelente e produtiva semana para você !

Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page