top of page

Viver da dor do passado ou o futuro do prazer ?


Olá,

Bom dia, como vai você?

Hoje falaremos um pouco de como muitas vezes, vivemos o presente, agarrados num passado que já não existe mais, porém, de acordo com ele, agimos de determinadas maneiras que muitas vezes se trata de um mecanismo de defesa para evitar a dor.

É inerente de todo ser humano, evitar a dor e buscar o prazer, e por conta disso, inconscientemente, através das memórias dolorosas do passado, acabamos por agir automaticamente em alguns setores de nossas vidas, sem perceber que deixamos de viver porque nossa mentalidade está lá atrás, onde talvez houve uma interpretação dos fatos que nos causaram tal dor, que buscamos hoje evitar, embora muitas vezes nosso desejo de viver seja intenso.

Justificamos nossas atitudes, culpando os outros, as pessoas, as circunstâncias, mas não percebemos que a mudança chega para nós naturalmente, porém se deixamos de nos atualizar ou mudar o pensamento e ações, o sofrimento perdura, porque acaba-se vivendo na dor do passado.

Reveja suas crenças, suas ações, se algo no presente está paralisado, algo que você deseja não está se realizando, perceba se há congruência no seu modo de agir com o que você quer.

Quando digo que podemos viver o futuro do prazer, isso significa que ao propormos uma nova visão do futuro(metas ou objetivos) e nos guiamos por isso, certamente, nossas ações estarão voltadas à esta realização. Se não há uma projeção para o futuro, certamente, acabamos por ativar os mecanismos que podem nos prevenir de cair nas mesmas armadilhas que nos machucaram, mas também nos impedem, limitam nossas ações no que tange a viver a vida de forma plena, pois acabo a me condicionar que “algo pode ser ruim”, sem levar em conta o contexto e meu estado emocional naquele momento, por isso, pense bem. Se a sua vida hoje está estagnada, não é por conta dos outros ou das circunstâncias, simplesmente você está sendo controlado(a) pelo passado, e quem está escolhendo isso é você.

A partir do momento em que você começar a olhar o presente, e perceber que o poder de mudança está em suas novas escolhas, e que estas dependem de um norte, uma direção e não há melhor pessoa a fazer isso, senão você, que sabe onde quer chegar, ou talvez que consiga ver o que poderia ser necessário para transcender este momento.

O passado tem seu valor, mas somente como aprendizado, não como direcionador de um futuro melhor.

O tempo não para, a mudança é a única constante em nossas vidas, e se não adaptamos ou atualizamos nosso ser, ficamos obsoletos a ponto de ficar muito complicado lidar com a vida. E dificilmente você poderá lidar com os problemas de hoje através das soluções de ontem. Antigamente, um carro podia ser consertado com ferramentas, hoje em dia, somente via computador ou software.

Se quer que sua vida mude, comece agora mesmo, criando uma visão poderosa de onde se quer chegar, do que almeja construir em seu ser, e a partir daí, criar estratégias e planos de ação, que através do dia a dia, você se aproxime cada dia mais dessa visão, fazendo do passado algo a ser experimentado de uma forma mais positiva, transformando-o sem sabedoria, como um livro que se guarda, mas se vive o aqui e agora, criando experiências e que um dia se tornarão parte deste mesmo livro. Em vez de consultar o passado, busque a inspiração, tente algo novo, permita-se descobrir novas formas de lidar com os velhos problemas e assim, seu mundo mental, emocional e espiritual poderão expandir, e quanto mais expandido, melhor a sua compreensão, quanto maior sua compreensão, mais fácil será a sua jornada na vida!

Excelente semana para você, com muita paz e luz

Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page