top of page

O poder das emoções em nossa saúde




Olá,


Bom dia, como vai você?

Já é do senso comum que as nossas emoções, pensamentos e crenças nos levam a determinados estados que fazem com que nosso corpo biológico tome ações a fim de preservar seu equilíbrio interno. O problema atual é que, o funcionamento do nosso corpo responde aos estímulos externos e internos, e o estresse que enfrentamos hoje em dia em sua maioria, não exige nenhum esforço físico, ou seja, fisiologicamente nosso corpo se prepara para a luta ou fuga, mas se a raiz do estresse é interna, pensamentos ruminantes ou emoções negativas, todo esse processo biológico não tem uma vazão adequada, ou melhor, não produz a solução.

Embora o corpo físico tenha essa pró-atividade de reação, se o problema é emocional, não conseguirá resolver essa demanda, o que pode causar a longo prazo em distúrbios que viram doenças.

Observe-se e sinta: aonde estão suas dores? Qual parte do seu corpo é afetada? De que forma seus hábitos ou formas de pensar e agir contribuem para sua saúde?

Já ouvi dizer que não podemos controlar nossas emoções, mediante estímulos extrínsecos ou intrínsecos a nós, podem vir de diversas direções e formas, e numa primeira reação, podemos desencadear reações químicas em nosso corpo que "tentam" nos estabilizar. Num segundo momento, pode-se trabalhar na forma como lidamos com o ambiente e as pessoas, afim de se criar uma solução efetiva, uma vez que cada vez mais tem se provado a pouca eficácia de alguns medicamentos, que trazem em si uma série de efeitos colaterais, ou seja, resolve-se um problema e cria-se outro.

Claro que, se uma doença está instaurada e em andamento, tem de se lidar com suas variantes, como a dor física, incapacidade de realizar tarefas e o próprio estado em si, dependendo do grau de impacto, pode ampliar estados depressivos. Mas tudo isso, visto sob uma perspectiva espiritual, podemos perceber que a doença, assim como a dor, são mensagens do corpo para nós mesmos, sobre como estamos lidando com a vida, e que algo precisa ser corrigido. Valer-se desse aviso e refletir através da produção de suas atitudes, pode alavancar um processo interior de cura muito grande, com o qual, em vez de apenas projetar o poder no outro ou em remédios, se faz um caminho interno, unindo tudo o que for possível para a promoção do equilíbrio em todas as esferas.

Sentimentos negativos fazem a ruminação arruinar nossos dias, acabamos por nos fechar ou ser um estressor na vida do outro, culpamos as pessoas ao nosso redor, o governo, a família, o mundo pelo destino de nossas vidas, mas há de se perceber que nada disso muda nosso estado emocional. Uma reclamação gera apenas mais reclamação, e assim, as doenças se acumulam, a tristeza e amargura toma conta da vida e perde-se o sentido de viver, pois a doença nos impossibilita de viver a vida plenamente.

Assumir a responsabilidade por todos os seus pensamentos e sentimentos, faz com que você possa se observar e corrigir tudo aquilo que potencialmente causa esse desequilibrio. O fato é que estamos aptos a desejar e fazer somente o que é facil em nossas vidas, deixando o dificil para depois. Trabalhar questões como o perdão, tolerância e paciência são temas caros e que demandam a construção de forças interiores como a resiliência. E claro que dá trabalho !!! Os desafios da vida são alavancas que nos colocam para cima ou para baixo, depende a que direção estamos tomando.

Trabalhar suas emoções é muito mais difícil do que simplesmente reclamar da vida e dos outros, mas o ganho a longo prazo é a paz interior. E quanto mais eu exercito, percebo que quando possui forças pessoais para lidar com o mundo, menos ele pode me afetar ou ter controle sobre mim, pois se tudo é uma questão de ponto de vista, eu começo a me colocar em posições que me permitam ter uma visão mais ampla das coisas e assim, quanto mais compreensão e entendimento, menos sofrimento.

Se deu ruim ou fez errado, não tem problema nenhum , seguir em frente é a única opção, portanto, seja de que forma sua vida se apresenta hoje, sempre é possível mudar, ressignificar, transformar, e tudo isso só tem efetividade se você começar hoje. A verdadeira cura nunca será encontrada fora e sim, dentro de você. Somos abençoados por muitas tecnologias que nos aliviam dores, operações, medicina integrativa, terapias holísticas, mas se não houver se sua parte uma ação, atitude, o desafio permanecerá ali para que possa ser superado por você.

Há de se ter muito mais de vários propósitos na vida além de viver, que é a expansão da consciência, a experiência que você irá produzir em sua vida e de que forma você transformará os obstáculos em pontes rumo a evolução interior.



Uma excelente semana para você !!!



Um grande abraço,



Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page