top of page

Para que servem os relacionamentos interpessoais em nossas vidas?

Olá,

Bom dia, como você está?

Este tema com certeza vai mexer com muitas pessoas, uma vez que fomos desafiados a ficar em casa, por um lado, se há a família, ter que lidar com a proximidade e o espaço de cada um, por outro, a distância e saudades dos momentos que passávamos com nossos familiares e amigos.

Primeiro, falando das nossas relações mais próximas, pois quando todos tinham suas rotinas, o encontro era algumas horas do dia, onde haviam conflitos, mas espaço para reflexão e cada qual em seu espaço, talvez fosse mais fácil administrar esses atritos, e de uma hora para outra, tivemos que reaprender a lidar com todos, e acredito que a partir daí, tiveram muitas brigas, desentendimentos, mas por outro lado, uma excelente oportunidade para aprofundar os relacionamentos.

Segundo, temos a reflexão de que, todos os familiares ou amigos, que por alguma razão, deixamos de lado, acreditando que sempre haveria um próximo domingo ou feriado para visitar, se tornou algo, mesmo que temporariamente, impossibilitado pela situação atual, onde os pensamentos vagam nas avenidas dos “deverias” ou “saudades” que nos fazem perceber o conceito do tempo. O tempo, que passa e não volta atrás, é engraçado, mas embora saibamos que temos uma limitação de tempo nesta vida, deixamos muitas coisas para depois, sempre “achando” que teremos mais tempo, e tudo isso veio para nos mostrar, que o tempo de fazer as coisas é agora.

Colecionar ranços, desavenças, ressentimentos, mágoas, muitas vezes por assuntos banais, egoísmo, não nos leva a lugar algum.

Mas afinal, para que servem os relacionamentos em nossas vidas? Muita gente vai dizer que é para nos enlouquecer, para criar problemas em nosso dia a dia, para causar, no entanto, como tudo, eu acredito que há várias formas de se ver e encarar as coisas ao nosso redor e depende de nossa escolha.

Não conseguimos nos ver atuando senão através do outro, estamos ligados ao mundo interior de nossos pensamentos e emoções, e agimos de acordo com eles, no entanto, aos olhos dos outros, poderá repercutir de diversas formas, visto isso, podemos mensurar de que forma nosso ser afeta o que nos rodeia e que tal resultado temos, pode nos trazer informações valiosas sobre a forma que estamos agindo e muitas vezes como podemos fazer para nos aperfeiçoar.

Se estamos aqui nesta vida em busca de evolução e aprendizado, este nunca será alcançado somente quando todos forem bons comigo ou me aceitarem, ou ainda para alguns extremos, quando se mudar de cidade, país, ou o outro mudar sua personalidade, talvez indo morar isoladamente em algum lugar. A mudança vem a partir do entendimento de que as pessoas são como espelhos, refletindo a todo momento o que somos, o que sentimos e como agimos, não com eles, mas sim, no relacionamento mais longo que você terá em sua vida, que é consigo mesmo(a).

Olhando ao seu redor, faça uma lista de todas as pessoas que você tem alguma desavença, a partir disso, determine uma meta de melhoramento de relacionamento com ela. Depois, faça uma reflexão profunda sobre o tema, e descubra, onde isso se encontra em você, como você age assim consigo mesmo(a) e assim, poderá consertar, ressignificar, resolver e assim dissolver essa imperfeição em sua vida, dissipando essa energia de desarmonia, e com certeza, verá o resultado em seu dia a dia.

Ou seja, para que eu viva momentos de alegria com as pessoas ao meu redor, eu não preciso muda-las, mesmo que isso fosse possível, não traria a autêntica felicidade de estar bem comigo mesmo(a) e com isso, perceber o refletir dessa minha atitude interior nas pessoas, com o qual me deparo diariamente. Os relacionamentos são ferramentas preciosas em nosso crescimento, que nos fazem expandir, compreender, ampliar nossos horizontes de flexibilidade e paciência, nos incentivam a ser mais do fomos ontem, nos desafiam a ampliar todas as nossas forças pessoais, que nos engrandece a alma e nos faz viver a plenitude da vida, uma vez que esta não depende do que temos, e sim de quem somos.

Perceba que a todo instante você tem a oportunidade de transcender, seja qual interação você tiver neste momento, busque uma meta, um aprofundamento nesta relação, uma quebra de desavença, uma conversa melhorada, transformando assim, os obstáculos de sua vida em materiais que criarão pontes ao caminho de novos terrenos da sua alma, de poder conectar com o todo, de poder se libertar de sofrimentos opcionais, sendo assim, os relacionamentos a melhor ferramenta no processo de evolução de nosso ser.

Desejo a você uma excelente e iluminada semana!

Um grande abraço,

Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page