top of page

Qual é o seu peso emocional?


Olá,

Bom dia, como vai você?

Todos os nossos pensamentos, emoções, sentimentos, embora sejam invisíveis ao olhar, eles são energia e ocupam espaços dentro e fora de nós, criando assim nosso campo de vibração que atrai ou repele determinadas situações ou circunstâncias.

Reflita sobre a sua última semana, recordando tudo o que lhe ocorreu, as pessoas com quem falou, a forma como reagiu as coisas, quais foram suas percepções sobre o que aconteceu, certamente, estavam todos alinhados com sua forma de pensar e sentir no momento.

Dependendo do que ocorreu, muitas vezes, fazemos coleções destes momentos, em especial aqueles que mais nos tocou emocionalmente e geralmente os eventos negativos são aqueles que mais nos apegamos, torturamos nossos dias com essas lembranças ruins, sem perceber que acabamos por co-criar ainda mais sofrimento, despendendo uma energia que poderia ser gasta de forma positiva, e depois buscamos os “vilões” de nossas histórias fora e não dentro de nós.

Conforme passa o tempo, quanto mais carregamos um fato emocional negativo, a cada dia que lembramos dele, ele cresce, fica pesado, e de alguma forma ele se manifesta no corpo físico, como obesidade, dor incessante nas pernas ou nas costas, se você tem algum desses sintomas, certamente é uma pessoa que carrega muito do passado.

O passado é como um caminho por onde você passou, e esse caminho não existe mais em lugar algum, a não ser fragmentos colecionados em sua mente. E modifica-lo é possível, desde que você busque uma ressignificação no sentido de entender que sua história trouxe você aqui, exatamente como é, e quando se percebe a autorresponsabilidade de gerenciamento de sua pessoa, o resultado do que foi o passado você vive hoje e ponto. E se esse passado, de alguma forma foi ruim, certamente hoje sua vida também o é.

Reviver o passado na mente consecutivas vezes, faz apenas com que esta energia “negativa” cresça em você e atraia ainda mais daquilo que você incessantemente busca lembrar, e certamente com essa atitude, poucas mudanças ocorrerão, pois você acumula o peso emocional.

Pessoas que buscam relacionamentos novos, mas enfrentam sempre os mesmos problemas, buscando na vitimização ou a responsabilidade de outrem, sobre os infortúnios da vida, como uma resignação que nasceu para sofrer, no entanto, buscando o feedback da vida, percebe que houve uma movimentação somente sua para que hoje tivesse os resultados que falam sobre tudo o que fazemos diariamente.

Libertar-se de uma vida de sofrimento é em primeiro lugar, olhar para essas lembranças que você carrega e deixar que elas fiquem lá, como uma página de seu livro, entendendo que a todo momento, inclusive agora, você está no seu melhor, perdoe-se, entenda que todo o processo da vida cabe o aprendizado, a expansão de nosso ser, através da ressignificação, resiliência e amor. Parar de alimentar velhos ranços, largar tudo aquilo que “deveria ter feito”, parando de viver a vida como se dirigisse um carro pelo retrovisor. Como você poderá atingir um lugar diferente, se não olha para frente?

Uma forma de mudar o foco é você se questionar: aonde quero estar para os próximos 2 a 5 anos? Parece uma pergunta difícil, e precisa de reflexão, mas a melhor forma de largar o passado, e deixar o passado de ser um peso emocional é olhando para onde queremos ir, se tenho problemas em relacionamentos, como quero estar daqui uns anos em relação a estes relacionamentos? Fazendo perguntas pertinentes a si próprio, as respostas virão com estratégias que poderão ser aplicadas e assim, sua vida modificada, não pelos outros ou pelas circunstâncias, mas por você mesmo mediante sua pró-atividade consigo mesmo.

Ficar sentado e lamentar o passado é fácil, culpar os outros é facil, resmungar da vida é muito fácil, porém o resultado disso você já sabe. Então, que tal experimentar algo novo ? Não será a coisa mais fácil do mundo você levantar, definir o destino e dar o primeiro passo, mas tenha certeza que ao fazer isso, sua vida já estára modificada, pois estará saindo da zona de conforto e buscando algo além do problema e dificuldade, estará atrás da solução, e como peças de xadrez, a cada movimento, as circunstâncias e possibilidades mudam.

Criar um peso emocional em sua vida nada traz a não ser um sofrimento que eu chamo de opcional, pois já foi vivido, sofrido e ultrapassado, voltar a sofrer ou indagar os porquês certamente não fará o tempo voltar ou ser corrigido, porém se você aceitar o que já foi e que não pode ser mudado e a partir disso, fazer diferente, com certeza, assumirá o seu controle e terá menos chances de criar um peso emocional ou mesmo, fazer as coisas da mesma forma.

Quanto mais leve você fica, mais a vida fica fluída, mais fácil fica de expandir, de se experimentar o dia a dia com flexibilidade, curiosidade, e a energia quando é boa, com certeza será replicada fora de você, exalando saúde, sucesso, amizades, amor e tudo o que precisamos para se viver bem, pois nada externo pode preencher o que precisamos por dentro. E o que você precisa internamente, somente você para saber.

Minha sugestão para o início dessa semana é você descarregar aos poucos tudo aquilo que te paralisa e olhe para a frente, como você vai querer se ver e estar daqui a alguns anos ?

Uma excelente semana para você !

Um grande abraço,

Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page