top of page

Como lidar com situações negativas?


Olá,

Bom dia, como vai você?

Este tema que propus para essa semana não é simples, nem tampouco fácil, porém, sabendo ou não lidar com situações negativas ou aversivas, passamos por ela.

Muito do que passamos como situações negativas estão atreladas ao outro, a forma como o outro age, responde, e se isso significar estar muito distante daquilo que imaginamos ser o melhor ou dentro das nossas expectativas, temos que lidar com o sentimento ruim, que perturba a mente, como se fosse um fermento, faz crescer sentimentos como irritação, raiva, tristeza, desânimo, fraqueza, dores físicas, falta de energia.

Perceba quando isso acontecer, quais as partes do seu corpo que são afetadas, para cada pessoa é diferente, mas a partir do momento em que se observa como se sente, pode-se refletir então – Ok, eu me sinto .... (desrespeitado, furioso, indignado,etc) ... com .... (fulano de tal), e a forma mais fácil de lidar com isso seria o confronto direto que geraria uma briga e por fim, nada de positivo seria tirado.

Por outro lado, transcender, forçar a mente e o coração a sentir-se imparcial ou mesmo transformar o sentimento negativo é algo que pode ser trabalhado, mas para a maioria de nós exigiria muito esforço, meditação e talvez isso venha com os anos de experiência que adquirimos com a vida, e quando você estiver lidando com a situação negativa, certamente seu cérebro reptiliano irá me xingar se eu propor isso... kkkkk

O primeiro passo para lidar com algo negativo, é simplesmente perguntar a si mesmo como você se sente, ou apenas observar, que tipo de pensamentos vem em mente, que emoções são despertadas, por quanto tempo elas duram, e todo esse entendimento fará com que você compreenda sua própria maneira de reagir mediante as situações. Isso traz muito de autoconhecimento.

O segundo passo é, buscando o máximo de relaxamento físico, feche seus olhos e vá mentalmente para um lugar muito aprazível e imagine essa pessoa diante de você, simplesmente converse, dando um feedback sobre toda a situação e como você se sente (sempre diga apenas como se sente, pois ao fazer isso, você tem o controle de suas emoções e assim, evita acusar ou apontar o que talvez não foi feito de forma intencional). Ou se for difícil relaxar, pegue papel e caneta e escreva uma carta dirigida a pessoa. Assim que terminar, se quiser releia, senão, simplesmente queime ou rasgue em mil pedaços. Isso trará alivio, uma vez que você tornou “aqueles pensamentos” em algo concreto – seja por imagem ou escrita e se desfez daquilo, você soltou e se libertou.

E por fim, é buscar uma segunda forma de ver a mesma coisa, sob o prisma do outro, trazendo para si o controle de como se sente, no sentido de buscar algo positivo em toda essa situação, indo além da superficialidade dos fatos, mas por mais que seja dolorido, permitir-se refletir, questionar-se e por fim, tomar a melhor decisão de como se sentir a respeito de tal fato. Muitas vezes, as pessoas acabam quebrando expectativas nossas, que não foram criadas por elas, e o fato delas terem sua autonomia, não quer dizer que intencionalmente queriam lhe fazer o mal, queriam fazer o bem a elas. Mas se de fato, isso lhe incomoda, basta retomar seu controle emocional e escolher como se sentir a respeito, mover-se e trabalhar para que isso aconteça. Estamos muito acostumados á tudo ser muito rápido e fácil, tudo automatizado, porém, há outras formas de se fazer acontecer a vida, e em alguns momentos como este, são capazes de nos fazer expandir, aprender e ser além do que somos hoje.

Sem pressa de superar esse momento negativo, vamos aos poucos, entendendo como funcionamos e como podemos buscar as melhores alternativas para não permitir que o outro, as circunstâncias mudem o estado interior seu. E você assim, só será uma pessoa mais forte, se tiver se esforçado o bastante hoje para transcender e superar o que te incomoda !!!!

Espero que tenha gostado e lhe desejo uma excelente semana !!!!

Um grande abraço,

Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page