Autorreflexão para mudança




Olá, Bom dia, como vai você?

Hoje vamos falar da autorreflexão, como uma forma de se promover a mudança através do foco e percepção de como agimos perante as circunstâncias da vida e ao comportamento das outras pessoas.

Com a escassez do nosso tempo, que é tomada pela demanda diária de afazeres, quando há uma folga, em vez de nos conectarmos conosco, acabamos por conectar no outro, com um olhar critico, o tempo todo, aprovando ou desaprovando, buscando as causas do que acontece conosco no outro ou no mundo exterior. Podemos até encontrar certa lógica em um nível superficial, mas não é efetiva, pois por mais que o outro mude, é sempre algo temporário e voltamos a estaca zero, numa repetição sem fim de um refrão que nos coloca em um redemoinho de emoções negativas.

Quando eu interrompo esse ciclo vicioso e adoto uma nova maneira de viver a vida, eu vou observar de que forma eu funciono em determinadas circunstâncias e consigo presu


mir se tal atitude ou comportamento contribui para meu bem estar ou não. Deste ponto de vista, eu consigo avaliar meu funcionamento perante a vida melhor, num primeiro momento, sem julgamento e depois percebendo as nuances que marcam a minha interação durante o dia.

Por exemplo, se você está lendo um livro, por mais que ele seja interessante, se passa um filme ou comercial interessante, você é levado facilmente para a tv, e a leitura fica de lado. A tv é algo interativo, ativo, movimentos e cores. O livro é passivo e ali estão um punhado de letras em preto numa folha branca, com o qual você deve ser ativo no que tange à compreensão do que está sendo lido. Observar-se é perceber como você desvia a atenção, perceber a dificuldade de libertar os olhos da tv e voltar a leitura, fazendo este movimento, você aprende consigo mesmo suas limitações, suas reações mediante os estímulos e a partir dessa aceitação pela observação, você pode mudar o local da leitura ou talvez desligar a tv.

A autorreflexão permite que você se veja em uma perspectiva privilegiada, pois ao mesmo tempo que observa, pode sentir, pode simular, pode medir precisamente o nível de emoções que passam por você enquanto vive alguma situação de desconforto, analisando seus pensamentos e quando você não julga e só observa, pode sentir aquele momento plenamente e depois refletir sobre quais ajustes você pode fazer para se sentir melhor ou permitir que as coisas tenham um peso diferente a você no que tange à sua evolução, seu progresso, que é uma das premissas da felicidade.

A mudança só pode ocorrer se fizer sentido para você. Mudar para não perder o emprego, perder o relacionamento, é algo que além de demandar energia em dobro porque vai contra à sua vontade, não produz o resultado almejado, pelo menos a longo prazo. Por isso, somente a autorreflexão pode lhe dirigir a palavra interior e informar quais os pontos poderiam ser apontados como motivadores dessa mudança, dentro deste espectro, podemos presumir que você pode a qualquer momento, mergulhar no seu interior, e questionar-se, porque se sente de tal jeito ao ir almoçar com alguma pessoa, ao acordar, a preguiça que vem, ao sair com uma pessoa e isso gerar muito prazer. Enfim, há muito a se revelar, mas tudo depende de sua vontade em querer conhecer-se.

Isso também evita que busquemos ocupar nosso tempo com o outro, julgando, palpitando, opinando ou mesmo criticando, que não nos leva a lugar algum produtivo, a não ser para atrair negatividades e ranços. Desperdiçar essa energia dessa forma é o que muitas vezes podemos chamar de inveja, tristeza, intolerância, indignação, e de fato, isso muda alguma coisa? Provavelmente não.

Nosso tempo é precioso, e se aprendemos como funcionamos, sempre teremos uma chance de alcançar aquilo que desejamos assumindo esse controle interno, descobrindo-se para que se possa agregar autoconhecimento e saber até onde suas limitações permitam que você vá, e a partir disso, poder cultivar mais qualidades aonde elas são necessárias para se chegar onde se deseja !

Uma excelente semana para você !!!!

Um grande abraço,

Linda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square